sexta-feira, 8 de julho de 2011

Escutar x Ouvir


Um dos piores defeitos que o ser humano tem é o de escutar,porém não ouvir as coisas.Escutar é simplesmente "perceber" o som,ouvir é "entender" o som.Como quando a sua mãe fala uma interminável lista de afazeres pra vc,vc escuta tudo,e no final ela pergunta "entendeu tudo o que é pra fazer?",e vc vira e responde "hã?O que foi q vc falou msm?".
Hoje me peguei numa situação dessas.Estava ouvindo a música "Flores",dos Titãs,no carro com a minha mãe,cantando e tudo.Até que na milésima vez q eu escutava a música,eu parei e ouvi.E me toquei."Mãe,a música tá descrevendo um velório.Um velório de alguém que se matou".Minha mãe olhou pra mim com uma cara espantada,voltou a música e prestou atenção."É mesmo,é um velório.Nossa,ouço essa música a anos e nunca havia percebido".Nem ela,nem eu,até aquele momento.
Pode ser uma coisa boba,mas com isso eu percebi o quanto nós fazemos isso todos os dias,e nem percebemos.Quantos namoros terminam porque um escuta o outro,porém não o OUVE?Muitos.Quantas amizades?Incontáveis.
Devemos nós,fazer a nossa parte,e não apenas ESCUTAR,mas OUVIR.

............................................................................................................................
Para ler ouvindo:



Olhei até ficar cansado de ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado as flores que estão no canteiro
Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro
Há flores cobrindo o telhado
Embaixo do meu travesseiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo o que eu vejo
A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas
As flores tem cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes
FLORES
FLORES
As flores de plástico não morrem


E aí,faz sentido o que eu achei?

3 comentários:

  1. Se inspirou em mim pra fazer o post é? AMO essa música, Marisa Monte é musa! Saudades Maricota!

    ResponderExcluir
  2. Concordo e ponto xD

    ResponderExcluir
  3. Olha só... Isso é bem curioso, eu já havia notado algo de fúnebre nessa música, mas não não tão especificamente.. Os TItãs tem essas msgs nas músicas que faezm a gente refletir.. Quem realmente ouve, é lcaro. rs. Adorei seu blog! ^^
    =*

    ResponderExcluir